18 de janeiro de 2009

O Futuro dos games com sensação de "Déjà vu"

Se olharmos para o passado veremos que os videogames evoluiram rapidamente, ao mesmo tempo em que a tecnologia avançou. Por volta de 20 anos atrás o Atari começava a perder sua hegemonia para os consoles de 8 bits, hoje eu já até perdi as contas de quantos bits tem os consoles de última geração! Mas um fato interessante na ascensão dos videogames da época dos 8 até os 16 bits foi o experimentalismo das empresas produtoras de games com relação á periféricos e modos de jogatina para seus consoles. Aparelhos como "luvas-controle" que funcionavam com o abrir e fechar das mãos (Power Glove-Nintendo), o octógno que capturava os movimentos criado pela Sega (Activator), Fliperamas projetados em hologramas, portáteis com gráficos 3D que simulavam a realidade virtual (Virtual boy-Nintendo) e etc. Tudo isso na tentativa de levar o jogador á imergir em um jogo e de fazer com que o jogo seja o mais próximo possível da realidade.
Após a era 16 bits até a época atual, podemos notar que a evolução dos games foi mais focada nos gráficos.Os videogames que possuiam os gráficos mais estonteantes eram considerados "os mais legais" pela maioria. Hoje o mercado de games já se divide entre jogos com gráficos que "saltam os olhos" do Xbox360 e Playstation3, e o modo interativo de jogar, com a cartada da Nintendo com os controles inovadores de seu Wii.
Mas... e o futuro dos games, qual será? Controles inovadores com gráficos quase reais em uma tela de TV??
Hoje a tecnologia avançada nos permite entrar numa realidade virtual. Isso é chamado de imersão.

Jogos em Imersão -O mais próximo possível da realidade?
Você se lembra do jogo Kid Chameleon, onde existia um fliperama que os garotos tinham que entrar dentro para jogar, levando-os para uma realidade virtual?
Pois é, a tecnologia atual de imersão é parecida com isso.
A tecnologia de jogos em imersão consiste em transportar a projeção de uma pessoa para um mundo virtual, fazendo com que os objetos desse mundo virtual possam interagir com o real, dependendo dos movimentos que você fizer. Vejam esses dois videos.

Jogo de luta em realidade virtual - Imersão


Jogo interativo em realidade virtual - Imersão


Podemos ver nesses videos como os personagens virtuais e objetos reagem com os movimentos das pessoas reais, "imergidas" no jogo.
Essa tecnologia ainda é nova e experimental e ainda há muito o que ser aperfeiçoado. Mas será esse realmente o futuro dos games? O que você acha?

Quem quisér saber mais sobre essa tecnologia visite o site Total Immersion

0 Comentários: