1 de março de 2009

Pelé e Zico - Games das antigas dos craques do passado

Num tempo onde não existiam Winning Eleven, Fifa Soccer ou mesmo nenhum International Super Star Soccer da vida, os criadores de games arriscavam numa fórmula para tentar fazer a experiência de um jogo de futebol ser prazeroza também nos videogames, tendo em vista que o esporte é uma fébre no mundo todo.
"Pois já que vamos fazer um game de futebol, vamos então entitulá-lo com o nome de algum craque da bola. Nada mais justo!" Talvez tenham pensado isso os produtores de games. Pois numa ótima jogada de marketing, foram criados alguns games de futebol que ostentaram o nome de dois grandes craques da história da bola, Pelé e Zico. Pena que seus jogos sequer chegaram aos pés de representarem realmente o que esses craques foram dentro dos gramados.

Pelé's Soccer - Atari (1981)
 Este foi o primeiro jogo de futebol lançado para o Atari. É também conhecido como "Championship Soccer" ou simplesmente "Soccer". Você tem em campo 3 jogadores e um goleiro, a bola não sai e você comanda os 3 jogadores ao mesmo tempo, ou seja, se mover o controle para a esquerda, os 3 jogadores vão ir para a esquerda. O jogo é bem fraquinho, mas como naquela época não se tinha muitas alternativas...

Pelé! - Mega Drive (1993)
 12 anos depois de batizar um jogo de futebol para o saudoso Atari, Pelé está de volta!
Pelé! é um jogo da Accolade lançado em 1993 e também é conhecido por Pelé Soccer! O jogo traz a visão isométrica dos jogadores como na série FIFA, porém a jogabilidade é bem fraca. Pra muitos o rei do futebol pagou mico ao ter seu nome nesse jogo.

Pelé 2 - Mega Drive (1994)
 Um ano depois de Pelé! a Accolade lança sua continuação chamada de "Pele's World Tournament Soccer", também conhecida como "Pele Soccer 2" ou simplesmente "Pelé 2". Pelé 2 é uma versão aprimorada do jogo anterior e é baseada na Copa de 94. O visual é um pouco melhorado, mas a jogabilidade continua péssima como de seu antecessor.

Zico Soccer - Super NES (1994)
 Em 1994, após fazer sucesso disputando a J. League, o Galinho de Quintino foi amaldiçoado com esse jogo da Electronic Arts lançado apenas no Japão.
Nesse jogo você está no papel do Zico como um técnico, e deve organizar seu time, definir escalação, estratégias e posicionamento para vencer os campeonatos. Se fosse só isso até que dava pra engolir, mas o problema é que você também deve indicar na tela o que seus jogadores devem fazer, como em qual direção correr, pra que lado chutar ou tocar a bola. O que colocou o craque Zico numa disputa acirrada com Pelé, entre qual é o piór game. Claro que o rei vence por uma vantagem de 3x1.

Que propaganda é alma do negócio isso todo mundo já sabe. Pois se esses games venderam, diga-se de passagem, que concerteza foi pela imagem desses craques estampada em suas capas, pois os jogos são ruins... e repito, bem ruins!

Fontes:
Google
Retrospace fórum

5 Comentários:

Anônimo disse...

Esse do Zico me fez lembrar o jogo do Capitão Tsubasa que o cara tem que dizer pra onde os jogadores devem ir quando se deparam com um adversário na frente. A diferença é que ainda dá pra controlar os "bunecos" de alguma forma.

Ainda bem que o do Pelé pra SNES foi cancelado :P

Kao 'Cyber' Tokio disse...

Falaê, mermão!

Bacana que cê continua firme! Parabéns!!!

Coloquei seu blog na lista "Olha que Maneiro!".

Seu trabalho vale a pena ser divulgado!

Dê uma olhada e participe da brincadeira, se quiser!

Grande abraço!!!

http://retrogamesbrasil.blogspot.com/2009/02/as-vezes-fico-pensando-que-faco-o-rgb.html

Adriano Rezende disse...

valeu Kao! Muito Obrigado! Eu concerteza vou participar sim, só estou um pouco sem tempo durante a semana pra postar! Quinta feira vou ter um tempino provavelmente eu postarei os 10 blogs e mais alguma coisa também!

flw
um abraço

Juunin disse...

Pow... o Kao ganhou de mim 2 vezes já... mas blz.

Vim aqui prá dizer que também indiquei o blog pro "Olha que blog maneiro".

Olha o link do post: http://violaode8bits.blogspot.com/2009/03/olha-que-blog-maneiro.html

Abração! Espero uma visita!

Anderson Lopes disse...

Saudações,

Indiquei no meu blog o link (sai nesta sexta-feira 06/03) para este post. Principalmente por que cresci jogando estes games.

Abraços