23 de agosto de 2009

SAGE : Fãs salvam Sonic da desgraça?

1991: Sonic The Hedgehog é lançado no Mega Drive. Nintendo condenada, com certeza!
1992/93: Sonic The Hedgehog 2 e Sonic CD, possivelmente os melhores da série.
1994: Sonic 3 e Sonic & Knuckles: o sonho continua!

1997: Sonic X-Treme, o grande projeto do Sega Saturn cancelado! Fim do mundo, ouvi dizer…
1998: Sonic Adventure dá as boas vindas à geração 128-bits no Dreamcast.

2001: Sonic Adventure 2 é lançado para acabar em grande com o Enredo-de-Sonho. Console morre, mas Sonic é imortal!
2001/02: Porcos voam e o impossível acontece! Sonic na Nintendo com Sonic Advance!
2005: Um Sonic de pêlo preto e com pistolas? Seus imundos! Mas com Sonic Rush regressa a esperança!
2006: Finalmente um regresso tão épico que herdou o nome do primeiro jogo… e foi a decadência total!
2007: O Wii torna-se a última esperança com Sonic & The Secret Rings
2008:

– … nuff said… –

Com a decadente qualidade dos jogos do ouriço azul, que parece não dar sinais de melhoras ainda, segundo consta –, a SAGE torna-se mais interessante que nunca! Mas em que consiste a SAGE?
SAGE – Sega Amateur Game Expo é um evento anual online onde são exibidas demonstrações de jogos criados por fãs em que protagoniza o nosso amigo Sonic. Sim, o
– nada a ver com isto! –

Segue-se uma breve análise depois do clique!
Os jogos podem ser divididos em três categorias: Old-School, 3D e Outros.
De constatar que estes jogos ainda se encontram em desenvolvimento e apresentam ainda alguns erros de programação.

Old-School — Plataformas + 2D + Velocidade = Win!

Os momentos de ouro do Sonic ocorreram nos tempos da Mega Drive e dos 16-bit, numa rivalidade com os mascotes da rival da Sega, a Nintendo.
Jogos em duas dimensões, imagens coloridas, boas animações, muita velocidade e níveis construídos devidamente com obstáculos apropriados a uma experiência assente na rapidez, como loopings e inimigos inesperados no nosso caminho. Nestes tempos, Sonic tinha argumentos para se distinguir dos vários Super Mario, tornando-se numa experiência única.
Muitos dos projetos apresentados na SAGE assentam nestas bases.
É como qualquer jogo da geração de ouro acima descrita, só que este distingue-se – apesar de não ser o único – pelos gráficos que não são, ao invés de muitos jogos amadores, aproveitados sprites e animações de jogos oficiais.
Também é interessante o facto de isto ser um jogo amador baseado em outro jogo amador.
Infelizmente ainda só tem um nível; um minuto basta para acabar a demo, mas acredito que o resultado final poderá ser muito interessante, com vários níveis e cenários ligeiramente mais detalhados.
Project Mettrix e Sonic Nexus são melhores alternativas para quem desejar demonstrações maiores.
Mais sugestões:
  • Project Mettrix: Isto é puro Sonic 3… jogo do ano, já!
  • Sonic Nexus: Sonic à moda antiga tanto em conceito como em gráficos… bom!
  • Brazsonic 2: Sonham jogar com um ouriço verde em pleno Google Brasil?

3D? Isso funciona?

Uma das coisas que torna Sonic tão especial em 2d é o fato de ser um jogo bastante simples… ora com mundos 3D, torna-se mais difícil criar aquela sensação de adrenalina sem cometer erros graves ou problemas de câmera. Portanto será que estes jogos em 3D funcionam?
Um projeto iniciado já há uns bons anos, SRB 2 mistura cenários 3D com sprites 2D. As paisagens estão interessantes, os sprites dos personagens e inimigos nem tanto, mas têm a sua piada — apesar de ser difícil dizer se o inimigo está perto de nós ou não — , mas sprites de objetos como trampolins não me parecem boa ideia.
Não sou o maior fã deste género de jogo, nem da jogabilidade com mouse e teclado, mas é preciso constatar que este projeto não procura um Sonic à moda antiga, mas algo diferente, talvez como jogo focado em exploração de mundos e menos em provas de velocidade. E é agradável testar algo diferente, nem que seja pelo fato de já estar numa fase avançada de desenvolvimento com vários mundos para explorar.
O modo multijogador é sempre uma mais-valia, mas não testei ainda.
Outras Sugestões:

Outros — Há mais?

Alguns jogos distinguiram-se por se tratarem de ideias mais originais, como…
– O Mario aqui? Seus imundos! –
Escândalo! Só faltava também haver um Halo
… isso seria ainda pior…
… e olhe lá que não aconteceu…
… não aconteceu, néh?…
… não?! …

Nooooo!!!
Mais sugestões:
  • Nemegraphe: um jogo de puzzles que aparenta ser baseado em sudoku — ironicamente, foi o meu preferido;
  • Sonic Babies: … Ah, mini-jogos! Como é que a SEGA nunca pensou em… oh right!
  • Super Sonic Knockout: Um jogo de luta… não requer Arcade Stick.

Apesar de não passar de uma exposição amadora, a SAGE comprova a importância do Sonic como ícone do mundo dos videogames e, numa altura em que este demora em retornar aos tempos de glória, talvez estes projetos possam servir de inspiração à SEGA para esta criar a aventura que seu mascote merece…
– daqui a uns anos… –

Ripado do blog "purtuguês" Rumble Pack
Matéria original por: Darth Messaiah

1 Comentários:

Carlinhos disse...

Sonic Forever !