31 de outubro de 2008

Especial Jogos de Terror : Parte 1


"Reza a Lenda que no dia 31 de outubro as bruxas, chegando em suas vassouras voadoras, se reúnem para uma festa jogando feitiços e maldições nas pessoas causando todo tipo de transtorno. Diz-se também que para encontrar uma bruxa seria preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!" (poutz!rs)
Mas caso você não queira vestir as roupas do avesso e andar de costas só para ver uma bruxa ou algum outro "ser" desse tipo, basta você pegar seu controle e ligar o videogame (ou emulador ^^). Isso aí. Nesse dia das bruxas (Halloween) nós do game nostalgia preparamos um especial sobre os jogos de terror do passado para vocês. Nessa primeira parte falaremos dos jogos para consoles de até 16 bits e na segunda parte finalizaremos com os games para consoles de 32 e 64 bits e os clássicos do PC.

"Terror nos primórdios"
Ahh! Jogos do Atari, Nintendinho, Snes e Mega não assutam nem minha vó! Talvez você esteja erroneamente pensando isso. Digo erroneamente porque eles assustam Sim (ou pelo menos tentam)! Reproduzir uma atmosfera de terror naquela época era tarefa pra mestre e apesar da incapacidade gráfica, algumas empresas produziram bons jogos de terror para os consoles antigos.Confiram.


ATARI 2600

O Atari também teve seus games de terror. Não foram tão populares, mas fizeram parte dessa história. E não pense que a capacidade gráfica limitada interferia nos sustos ou no clima tenso que alguns jogos tentavam reproduzir. Apesar do jogador ter que usar um pouco de sua imaginação para entender o que acontecia de verdade.

Ghost Manor(Xonox 1983)


A história é simples. Você estava no cemitério de uma mansão assombrada quando sua namorada sumiu (ou vice versa já que dava para escolher o sexo do personagem!) e então deve passar por alguns estágios para salvá-la. No primeiro estágio, você se encontra no cemitério e deve pegar algumas lanças jogadas por um fantasma colorido(???). Na próxima etapa estamos na entrada da mansão e devemos usar as lanças para matar os bichos que se movem pela tela, inclusive num sujeito branquelo com uma foice. Se conseguir seguir adiante, deve procurar dentro dos sarcófagos alguns crucifixos. Por fim, na fase final, enfrenta o próprio Drácula!

Haunted House (Atari 1981)



Você guia um par de olhos assustados numa casa e deve pegar alguns itens para escapar. Fantasmas, morcegos e aranhas tentam te impedir. Os sons do jogo até tentam criar um ambiente assustador com barulhos parecidos com vento, portas batendo e trovões.


Frankenstein's Monster (Data Age 1983)



O esquema é vencer o monstro antes que ele venha à vida. O jogo não era muito conhecido por aqui, mas quem teve oportunidade de jogar sabe que foi um dos melhores do Atari. Em 3 telas, você deve coletar algumas pedras e levá-las para a tela superior, evitando fantasmas e aranhas.

Halloween (Wizard 1983)



Aqui no Brasil todo mundo achava que era o jogo do filme Sexta feira 13. Que absurdo! Não dá pra ver claramente que estamos enfrentando o Michael Myers? No jogo você controla uma babá e deve proteger as crianças do assassino e sua faca! Rola até um sangue quando ele toca a vítima.


Texas Chainsaw Massacre - "O Massacre da Serra Elétrica" (Wizard 1983)



O massacre da serra elétrica” também teve sua versão para o Atari. A grande curiosidade do jogo é que, dessa vez, você controla o assassino e não sua vítima! Você é o próprio Leatherface e deve serrar os inocentes garotos antes que a gasolina acabe. O grito que eles soltam ao morrer é muito esquisito.



NINTENDO (NES)


Castlevania (Konami)



"Salve o mundo derrotando o famoso Conde Drácula".

Com certeza Castlevania é uma das sagas mais conhecidas entre os gamers. Para o Nes foram lançados três jogos desta série. Castlevania (1987), Castlevania II : Simon's Quest (1988) e Castlevania III : Dracula's Curse (1990).


Friday the 13th - "Sexta-feira 13" (LJN 1988)



Em "Sexta-Feira 13" você está na pele de seis monitores do acampamento de férias Crystal Lake e deve impedir que Jason Vorhees mate outras crianças.

Ghosts 'N Goblins (Capcom 1986)



Em Ghosts'n Goblins você deve guiar o cavaleiro Arthur ao longo de diversos estágios para salvar sua amada, que foi seqüestrada por um mensageiro de satã. O jogo apresenta 7 fases que devem ser enfrentadas por Arthur, e passar pelos seis portões guardados pelos generais satãnicos, até o confronto final com satã.


Maniac Mansion (Jaleco 1986)



No início do jogo, Dave Miller, o herói, descobre que sua namorada, foi raptada pelo Dr. Fred Edison e parte para salva-la com dois amigos. Cabe ao jogador escolher esses dois amigos em um grupo de seis, e a decisão afeta significadamente o jogo.


Nightmare on Elm st - "A Hora do pesadelo" (LNJ 1989)

Dormir ? Nem pensar! Jogo baseado no filme do Freddie Kruger "A hora do pesadelo". Nele você controla um garoto que deve passar por várias casas mal assombradas na bendita rua Elm alternando entre o mundo real e o mundo dos sonhos. E no final você enfrenta o próprio Freddie (não diga!?) em suas mais variadas transformações.



MEGA DRIVE


Bram Stoker's Drácula (Sony 1993)



Mais um jogo baseado em filme. Em Drácula de Bram Stoker você controla o personagem interpretado por Keanu Reeves atráves de uma série de estágios como castelos, florestas e cemitérios.


Castlevania Blood Lines (Sega 1994)



Castlevania Bloodlines foi o único game da série lançado para uma plataforma da SEGA. Aqui a história passa-se no ano de 1917. A maldita vampira Elizabeth Bartley, sobrinha de Drácula, tem planos para ressuscitar o Conde e os dois heróis partem para seu castelo para tentar impedí-la.


Splatterhouse (Namco)



Splatterhouse é uma série de jogos onde o personagem principal se chama Rick (Não. Ele não é o Jason de Sexta-Feira 13) que sai distribuindo bordoadas em hordas de mostros dos mais estranhos e nojentos para salvar sua namorada. Para o Mega Drive foram lançados o Splatterhouse 2 (1991) e Splatterhouse 3 (1993). O jogo em todas as suas versões tem um clima macabro.

The Immortal ( EA 1991)



Pense em jogo violento, com as mortes mais sangrentas, bizarras e nauseantes. Se opinou por Mortal Kombat errou feio! The Immortal foi um dos mais divertidos e sangrentos jogos já lançados e apesar de ter dados as caras primeiro no Amiga, apareceu também no DOS, Atari ST, Apple II, Nes e Mega Drive.



SUPER NINTENDO (SNES)


Super Castlevania IV (1991) e Castlevania Dracula X (1995) - Konami



Super Castlevania IV é o primeiro jogo da série para Super Nintendo. Ele é um remake do primeiro Castlevania lançado para o Nes. Já Castlevania Dracula X é um remake de Dracula X: Rondo of Blood (PC Engine), que foi lançando para o Super Nes.

Demons's Crest (Capcom 1994)



A história do jogo gira em torno do demônio (visto como gárgula por alguns) Firebrand (Red Arremer) que estava em busca dos emblemas elementais e as pedras mágicas que estão relacionadas aos elementos: água, terra, fogo, ar, tempo e céu. O jogo é de plataforma, porém possui fortes elementos de RPG.


Clock Tower : The first fear ( Human Entertainment 1995)



Clock Tower é um jogo do gênero Survival Horror lançado para SNES, Playstation e PC. Diferente de outros jogos do gênero, a série Clock Tower não está focada em atirar em criaturas ou usar violência, mas sim em usar o ambiente ao seu redor para se esconder e fugir enquanto resolve enigmas e desvenda os mistérios da história. As personagens principais normalmente são mais fracas e indefesas em relação aos vilões, então a conexão emotiva do jogo é o medo de ser capturado ou descoberto.


Warlock (Acclaim 1995)



Use muitas magias e poderes concedidos á você pelo seu ancestral druida para lutar contra zumbis, gargolas e dragões. Se conseguir sobreviver, terá que coletar seis pedras antigas e salvar a criação. Construa sua força e encare o vilão "bruxo", Warlock.


Nosferatu (SETA 1995)



Neste jogo você controla Kyle e deve resgatar sua namorada raptada pelo vampiro Nosferatu. Apesar da história clichê o jogo se destaca com fatores que acabam tornando-o diferente dos outros games do gênero, como por exemplo o fato de você não possuir armas e ter que derrotar seus inimigos na porrada.


Confira o Review deste jogo na íntegra Aqui

Fontes:
VideogameCritic.net
BocadoInferno.com
Google

8 Comentários:

Unknown disse...

Só para lembrar... O MSX também teve Castlevania, com o nome de Vampire Killer. Feito pela própria Konami.

Muito bom o site, virei freguês!

Daniel disse...

Véio, muito bons os reviews, mas tenho que te lembrar que COM CERTEZA não é escrito junto. Abraço!

Adriano Rezende disse...

Hahuahauha é o que dá escrever de madrugada!!! ^^
valeu

Anônimo disse...

Cara, que site mais legal! *_*


Games survival horror antigamente eram muito mais difíceis de se fazer... mas Demons'Crest e Clock Tower [principalmente esse!] me deram bons sustos!

Parabéns pelo site!


Beijo!

Gabil disse...

De todos esses só tive a oportunidade de jogar o Clock Tower,que por sinal é muito foda!

Parabéns pelo blog cara

http://nost4lgious.blogspot.com.br/

Ev3rm00n disse...

Cara, adorei o seu blog, na área de NES faltou Uninvited, que é muito bom por sinal. Abraço!

[╚¶]Within Temptation[╚¶] disse...

Como se chama aquele jogo de Super Nintendo que o Player da manete 1 jogava com um personagem que atirava piolho, baseado em terror.

[╚¶]Within Temptation[╚¶] disse...

Como se chama aquele jogo de Super Nintendo que o Player da manete 1 jogava com um personagem que atirava piolho, baseado em terror.