8 de novembro de 2008

Street Fighter II - The World Warrior (SNES e Mega Drive)

Fabricante: Capcom
Lançamento: 1991
Gênero: Luta
1 ou 2 Jogadores

Lançado para Arcade em 1991, Street Fighter II - The World Warrior  revolucionou o gênero nos videogames. Street Fighter 2 foi primeiro jogo de luta a possuir uma grande variedade de lutadores (oito personagens jogáveis e mais quatro chefes) com estilos de combates diferentes e dezenas de golpes para cada um. Na época de seu lançamento, os Arcades (famosos fliperamas) viviam lotados. As filas nos bazares, butecos, padarias e em todo lugar onde exitiam as tais máquinas, eram enormes. As palavras "Alec-ful", "baduguen" e "róriuken" eram comuns no vocabulário daquela juventude e se tornaram marca registrada de quem curtia Ryu e sua turma.

Dois anos depois, em 1993, o mundo dos games parou quando o cartucho chegou ao Super NES como o primeiro jogo de luta de arena para um console doméstico. Sendo um dos principais motivos para a derrota da SEGA e seu Mega Drive, na guerra da era 16 bits (que teria uma versão do jogo tempos depois e sem obter o mesmo sucesso de seu concorrente).
A adaptação da primeira versão de Street Fighter 2 para Super NES era quase perfeita, contendo todos os personagens, golpes e jogabilidade do Arcade. Na época, ninguém imaginava que o jogo poderia ser adaptado para um console doméstico. Foi surpresa total para os fãs!

A história  é uma continuação do primeiro "Street Fighter" (lançado para Arcade em 1987), onde o lutador japonês "Ryu", após ter vencido o campeão anterior "Sagat", continua sua jornada por novas lutas, junto com seu amigo e eterno rival, "Ken Masters", enfrentando uma série de novos oponentes, dentre eles o terrível comandante da organização criminosa Shadaloo, "M. Bison".
 Os gráficos são muito bons e bem próximos da versão original, com alguns pequenos cortes de animações, alguns detalhes de cenários e a famosa abertura  que mostrava dois caras brigando em frente um predio também foi retirada. Os efeitos sonoros dão um show! É muito legal ouvir seu personagem gritar o golpe especial desferido ou o som de agonia que o adversário solta ao ser derrotado. A trilha sonora é fantástica e ambienta fiélmente o clima do país onde a luta está acontecendo. As músicas são bem "pegajosas" no bom sentido. Depois de ouví-las pela primeira vez, dificilmente elas sairão da sua cabeça.

A mecânica de jogo é perfeita! Jogabilidade incrível com comandos simples. Bastava apenas um pouco de prática para o jogador começar a detonar com as famosas "magias".
Com estas receitas de sucesso Street Fighter 2 se transformou rapidamente em um estouro de vendas e um dos maiores clássicos da história. A partir daí a série não parou mais, sendo lançadas várias continuações para os videogames e produzidos até desenhos animados, filmes, briquedos e etc.
Se alguém um dia lhe perguntar o que é Street Fighter, diga simplesmente que é o maior nome em games de luta de todos os tempos.


1 Comentários:

snes-forever disse...

ahhhhhh eu amo esse jogo!!!!
old games forever!!!!

continue com esses explendido trabalho amigo, seu blog é 10 !!!!