12 de janeiro de 2009

Sega Meganet e XBand - Os precursores dos jogos online em consoles

Sega Meganet
Em 1991 pela primeira vez, um jogador de console, mais especificamente de Mega Drive, poderia se conectar á um outro jogador (de Mega Drive também) para jogar jogos em multiplayer online, através de um serviço de rede. Esse era o Sega Meganet.

Lançado primeiramente no Japão e posteriormente nos EUA, sendo neste último país renomeado para Tele Genesis, o Meganet era um modem pra ser conectado na parte traseira do Mega Drive, possibilitando aos jogadores o modo multiplayer online, mas somente com os jogos que tinham essa opção.

Porém o serviço não foi muito bem sucedido e acabou interrompido, sendo de fato anunciado no início, vários produtos e acessórios "line-ups" para o console, mas esses planos também foram cancelados.

Sega Meganet no Brasil pela Tec Toy
O Meganet também teve sua vez aqui no Brasil, se iniciando em 1995 através da Tec Toy. Porém, aqui o produto era bem diferente do japonês. O acessório era um cartucho com um cabo de modem embutido, sendo que os jogos eram baixados e gravados na memória do cartucho, além dele possibilitar o acesso a internet e uma conta de email exclusiva.

Só que ele não era nem uma das "mil maravilhas" e tinha alguns problemas. As ligações eram todas feitas para São Paulo, ou seja quem não morasse na capital teria que pagar Interurbano, fora que, a cada acesso á alguma página da internet ou email, o acessório se conectava para baixar o conteúdo e depois se desconectava, gastando pulsos por páginas acessadas e dando muito prejuízo á quem o possuía. Problemas que foram resolvidos com o Meganet 2, lançado posteriormente, que permanecia sempre conectado e que contava com mais funções, como chat e notícias da Tec Toy em um portal exclusivo.

Nos tempos áureos a Tec Toy esteve perto de 10 mil assinantes.

Xband
No final de 1994 e início de 1995 estreava nos Estados Unidos o XBand, precursor dos modernos jogos online em redes sociais.
O XBand era um acessório que possibilitava o jogo online de jogadores dos consoles: Super NES e Mega Drive. Produzido pela empresa de software Arremesse Entertainment, ele era um cartucho com uma entrada fêmea e uma macho e um cabo de modem embutido. Com a entrada macho, que ficava na parte inferior, ele era encaixado no videogame, e a fêmea, que ficava na parte superior, servia para conectar os cartuchos dos jogos.

Os jogadores que quisessem ter acesso ao serviço precisariam comprar e criar uma conta, sendo que existiam vários preços por números de conexões por mês. A "conexão" era feita sempre que você discasse para o servidor do XBAND para jogar, ou para fazer o download de emails (era o chamado "XMAIL"), ou então para receber a edição diária dos dois boletins XBAND, no qual um continha notícias genéricas, e o outro eram notícias específicas da rede, tais como: rankings semanais, torneios e competições.

Em 1997 o serviço veio a encerrar devido á falta de interesse no produto. Muitos alegam que isso se deu devido á falta de divulgação e propagandas que só apareciam em pequenos anúncios e matérias de revistas especializadas em games da época e também pelo lançamento tardio, já que em 1995 os videogames de 16 bits já teriam passado o seu auge e estariam se encaminhando para o fim de carreira.
Naquela época Fliperamas ainda eram bem populares e o conceito de jogos online era algo muito novo e nada familiar, o que talvez possa ser mais um dos motivos para que o acessório não repercutisse como o esperado e acabando por não "vingar", apesar de ser considerado um dos melhores acessórios para conexão multiplayer online de consoles até hoje.
Versões de multiplayer online baseadas na tecnologia do Xband, vieram depois, fazendo muito sucesso e sendo cada vez mais aperfeiçoadas até os dias de hoje.
Abaixo segue uma lista com os jogos compatíveis com o XBAND.

Mega Drive/Genesis:

* Madden NFL 95
* Madden NFL 96
* Mortal Kombat
* Mortal Kombat II
* Mortal Kombat 3
* NBA Jam
* NBA Live 95
* NBA Live 96
* NHL '95
* NHL '96
* Primal Rage
* Super Street Fighter II
* WeaponLord

SNES:

* DOOM
* Ken Griffey Jr. Baseball
* Kirby's Avalanche
* Killer Instinct
* Madden NFL 95
* Madden NFL 96
* Mortal Kombat II
* Mortal Kombat 3
* NBA Jam TE
* NHL 95
* NHL 96
* Super Mario Kart
* Super Street Fighter II
* WeaponLord
* The Legend of Zelda: A Link to the Past (secret maze game)

E por último um vídeo demonstrando o uso do acessório, logicamente sem o acesso ao servidor, tendo em vista de que já não existe mais.



Fontes:
Wiki
Neogaf
Sega Brasil

3 Comentários:

Anônimo disse...

Boooaa. Grande blog, acompanho sempre. Ótimas matérias e atualizações cada vez mais recentes, continue assim!!! show de bola!!

robertobech disse...

Muito legal mesmo o post. Deu até um saudosismo, um amigo tinha o Mega Net...

Adriano Rezende disse...

Obrigado pela força ae galera! valeu mesmo!