9 de fevereiro de 2009

Joyboard : O avô do Wii-Fit

Nos tempos em que o videogame começava a se mostrar uma máquina com um potencial imenso no mundo do entretenimento e engatinhava para a sua expansão e popularização no mundo, as empresas de games ousavam na criatividade. E nessa época, apesar da pouca tecnologia, houve muito experimentalismo com relação a periféricos que foram produzidos para vários consoles.
Aparelhos que funcionavam com sensores de movimento das mãos, dos pés, e etc. Muitos de tais periféricos acabaram não "vingando" e foram verdadeiros fracassos na época, mas o mundo dá voltas, e idéias que no passado não deram cérto, foram aprimoradas, para hoje se tornarem sucesso. Esse é o caso do Wii-Fit. Confira:

Há muito tempo atrás, na época do saudoso Atari 2600, mais precisamente em 1982, era lançado o que pode ser considerado avô do Wii-Fit, o Joyboard.


O Joyboard era um controle em forma de prancha no qual a pessoa subia em cima e jogava com os pés, podendo se inclinar em 4 direções diferentes. Poucos jogos foram produzidos para o Joyboard, oficialmente apenas dois: "Mogul Maniac" , um jogo de esquiar no gelo e "Off Your Rocker", um jogo de Skate que foi lançado por empresas "terceiras". E ainda teve o jogo de surf "Surf´s Up", que foi apenas um projeto e acabou não sendo lançado, apesar da ótima idéia de game para a prancha.

Houve ainda um curioso jogo chamado "Guru Meditation", que foi criado como uma forma de relachamento para seus desenvolvedores, devido as constantes frustrações com a frequentes quebras(crashes) do sistema operacional Amiga.

Em "Guru Meditation" o jogador deveria permanecer sentado com as pernas cruzadas sobre a prancha (como se estivesse meditando) e não poderia se mecher. Quanto mais tempo parado você conseguisse ficar sobre a prancha , o guru levitava e o tempo ia passando na tela, se acaso você se mechesse, ele caia e o jogo terminava.
O Joyboard foi criado pela Amiga para o Atari 2600, e acabou sendo um fracasso. Mas o mundo dá voltas... (a Nintendo que o diga!)

Mogul Maniac (jogo de ski na neve)
OffYourRocker (jogo de skate)
Surfs Up (jogo não lançado, de Surf)

Fontes:
Atari Age
Wiki

1 Comentários:

Kao 'Cyber' Tokio disse...

Topper, broda:

Fiz uma pesquisa básica sobre o produto e transformei em post no RGB.

Obrigado pela dica e um grande abraço!!!

Keep playing!!!!!!!!!!!!!