2 de fevereiro de 2009

Super Metroid + Detonado (SNES)



Fabricante: Nintendo
Lançamento: 1994
Gênero: Aventura/Ação
1 Jogador

"The last Metroid is in captivity. The galaxy, is at peace..."
Com essa frase imortalizada, uma das maiores aventuras já criadas para um videogame se iniciava.
Super Metroid foi lançado para Super Nintendo em 1994. Também conhecido como Metroid 3, é a continuação de Metroid II: Return of Samus, lançado para Game Boy.
Na época de seu lançamento, com incríveis 24 MB, fora o maior jogo já lançado para um console.

A história mostra a heroina e caçadora de recompensas, Samus Aran retornando ao planeta Zebes (onde ela lutou com o líder dos piratas espacias, Mother Brain, no original para o NES), depois que uma larva Metroid (qual seguiu Samus como uma criança confusa no fim de Metroid II) é roubada de um laboratório de pesquisas espacias. Laboratório onde Samus deixou a larva para ser estudada em benefício da raça humana, devido as propriedades únicas do Metroid, que poderiam ser aproveitadas se propriamente estudada. Claro que os responsáveis pelo roubo são ninguém mais, ninguém menos do que Ridley, o general dos piratas espacias de Mother Brain, e seus comparsas.

Com um visual épico do gênero ficção-cienctífica, Super Metroid trouxe belíssimos gráficos muito bem trabalhados, mostrando um planeta alienígena cheio de passagens secretas e segredos. O jogo é não-linear e você precisará pegar power-ups para a arma, outras armaduras e itens de movimento para poder passar por lugares obstruidos ou que, com o equipamento inicial de Samus, são impossíveis de se passar. A trilha sonora é única, com temas um tanto sombrios e melodias místicas, ela nos imerge no jogo, fazendo uma combinação perfeita com cada cenário e andamento da história. Super Metroid ainda possui 3 finais diferentes, dependendo do tempo de jogo e da porcentagem de itens apanhados que você conseguir.

Super Metroid é um clássico absoluto e até hoje considerado por muitos como um dos melhores games de todos os tempos. Um jogo tão bem projetado que foi considerado como "modelo" para se fazer um game plataforma em 2D de ação, e que influenciou muitos games que vieram depois, desde Castlevania até jogos modernos em que é preciso coletar novos power-ups para alcançar áreas anteriormente inacessíveis. Se você nunca jogou, não perca mais tempo e vá conhecer esse jogo que é uma obra de arte.



Download do detonado em português (pdf): Clique Aqui
Download do Guia Oficial da Nintendo em inglês(pdf): Clique Aqui
obs: O Guia oficial é a revista americana "Nintendo Players Guide" scaneada. Apesar de ser em inglês, a leitura é fácil pois contém muitas imagens. Nele você encontrará não só o detonado, mas absolutamente TUDO sobre o jogo Super Metroid.

Créditos pelo detonado em Ptbr ao Sa-Ikkillua
Quem quisér conhecer o site do cara é o Metroid Forever. Site muito competente com bastantes informações sobre Metroid.

18 Comentários:

Anônimo disse...

Qual o melhor pra você esse ou o fusion?

Eu gosto dos dois igualmente, porém detesto todos os PRIME.

Estreei meu blog, dá uma passadinha por lá ^_^

Adriano Rezende disse...

O Fusion eu achei bem legal também , mas não cheguei a terminá-lo ainda.

O Metroid Prime eu achei um ótimo jogo, só que é diferente dos outros metroids pela exploração ser em primeira pessoa, exigindo uma observação muito maior de quem joga. Mas gosto é gosto...

Legal seu blog!
um abraço
t+

Sa-Ikkillua disse...

Você esqueceu dos créditos do detonado(PTBR)^^

vlw

ótimo site!!

Adriano Rezende disse...

Opa. Me desculpe aí cara!
Créditos devidamente inseridos.
Parabéns pelo seu site!

Sa-Ikkillua disse...

Vlw ae^^

Parabéns pelo site, continue assim!!!

Adriel disse...

Gostei bastante da resenha, esse jogo eh um clássico absoluto, uma obra prima da ação 2D, e será imortalizado, naum importa quantos anos passem, ele nunca será esquecido.
Ótima jogabilidade, música, gráficos, tdo perfeito.


Acabei de criar um blog sobre jogos clássicos, algo bem amador, mas gostaria que dessem uma olhada =].

Link: http://gamerxmaniac.blogspot.com/

Marcel disse...

Olá Pessoal!
Um ótimo jogo ,joguei muito quando adolescente isto.
fechei tantas vezes ,até cheguei inventar modos de fechar deixando pra matar o primeiro chefe por Ultimo que a gente mata com tiros na Boca por ultimo lol ( Eu fui lá com todos os itens e matei ele com um carregado de Plasma beam ^_^,Um unico tiro e ele nunca mais abriu a bocaxD lol ).
É uma longa Historia esta façanha lol
Sem contar os records fraquinhos dos Pilotos da Nintendo.( Alguem ai lembra deles falando nisso <<?
Seja como for, Pode passar quanto tempo for mas este jamais deixara de ser um excelente game !
Viva a Samus Aran lol

Marcel disse...

Ae Adriano Show de Bola o Blog lol

Cultura e Games disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cultura e Games disse...

Terminei esse jogo antes de ontem, jogo espetacular, nostalgia pura, jogo cativante e viciante. Jogabilidade, gráficos, diversão e trilha sonora, nota 10 em todos os quesitos. Já joguei muitos jogos dessa nova geração e nenhum jogo me proporcionou o que o super metroid me proporcionou, essa sétima geração está somente lembrando de gráficos e esquecendo da diversão e dificuldade. Tive que voltar em 1994 para buscar um jogo digno de respeito.

DJ _X_ leitinho disse...

Pra mim é SIM o maior jogo de todos os tempos. Não só o maior jogo de Ficção, mas o maior de todos mesmo.
Foi A REVOLUÇÃO na sua época. Não existia nada parecido em termos de jogabilidade, gráficos e estratégia.

Se tiver que fazer um TOP 3 de jogos de todos os tempos, os que mais revolucionaram em suas épocas, pra mim são:

1- Super Metroid
2- Resident Evil
3- Mortal Kombat 2

Me recordo que o item que mais demorei pra encontrar foi o Gancho (Grappling Beam)... quando achei, foi a maior festa! E os últimos itens pra poder chegar nos 100%... Naquela época num tinha Youtube não! Só depois de alguns meses vc lia algum detonado em alguma revista de games. Nossa! Época boa!
Aliás, tudo o que eu conseguia descobrir no SM só me deixava mais curioso pra continuar jogando mais e mais. Foi um jogo realmente espetacular. E tem gente que nunca gostou porque tem preguiça de pensar, e esse jogo na época exigia lógica e inteligência. Super Metroid definitivamente não era pra qualquer um.

Até hoje jogo Super Metroid e recentemente tô apanhando na versão "Redesign" desse mesmo jogo, que se encontra pra download em vários sites por aí. Baixei, gravei o ISO em CD (dentro do jogo SNES STATION) e tô jogando no Play 2.
A versão Redesign é simplesmente fantástica. O mapa de Zebes é gigantesco, umas 10 a 15 vezes maior. Tem muito mais itens escondidos, e portas e postes de cores diferentes pra vc abrir com mais tiros ou outra arma. Além de coisas diferentes como "Guardiões Chozo" escondidos, que vc se mata pra achar, e se não achar todos, vc não consegue entrar em Tourian. Eh muito bacana.
O único contra de "Super Metroid Redesign" é que o jogo é DIFÍCIL DEMAIS e exige muitos dias pra que vc consiga salvar pela primeira vez.
Mas recomendo. Quem é fã de SM tem que jogar SM Redesign. Fica mais legal se vc tentar jogar sem apelar pro Youtube, mas eh como eu falei, eh muito difícil, eh quase certo que vc vai travar numa parte e vai ter que apelar pros vídeos.

Quem quiser ter idéia de como é, assista a sequencia de videos a partir deste...

http://www.youtube.com/watch?v=eU833-VT94E



E parabéns a vcs do site pela matéria. Conta perfeitamente a história desse jogaço que fez história e revolucionou os consoles. Abraxx.


_X_

Anônimo disse...

Eu sou mestre do desse jogo desafio a todos para um torneio !!! ESSe jogo é fichinha !!!hahahahahaha

Anônimo disse...

Não quero ser chato não, mas o detonado em português está incompleto :(

Ryan disse...

O detonado em portugues ta muito incompleto mesmo, tanto pra pegar os itens como pra seguir nas áreas.

Anônimo disse...

Baixei o pdf do detonado. Faz anos que não jogo e esqueci de onde pega uns intens e tal. Obrigado por colocarem à disposição \o

Anônimo disse...

Detonado incompleto, inclusive para pegar itens e no final do jogo o detonado simplesmente está incompleto.
como vc tem esse trabalho todo de colocar em pdf mas nao completar o detonado?

Anônimo disse...

O DETONADO EM PORTUGUES ESTÁ IMCOMPLETO, QUANDO EU TO P ZERAR O JOGO, FALTA O FINAL... É P ACABAR,PIOR Q EU NEM SEI PRA ONDE TEM Q IR!

Anônimo disse...

2014 e ainda é um dos melhores games de todos os tempos. Sempre será! E pensar que são apenas 24 megas de armazenamento no cartucho. Hoje em dia, com Gigabytes de espaço tudo o que conseguem são lindos gráficos e histórias obtusas (lixo). Nesse momento estou jogando emulado em um Dreamcast com o Dreamsnes. Mais, bom mesmo, eram os anos de Nintendinho (Nes), tudo sem mapa! A choradeira corria solta. Hoje, nós mesmos, na vida real temos um PDA.

NSL Gamer