11 de junho de 2009

6ª POSIÇÃO: ROAD RASH

Mais um clássico da Electronics Arts que redefiniu a forma de fazer jogos de corrida. Em 1991 a empresa Norte Americana, com sede na Califórnia, lança um dos games de corrida mais divertido e desafiante já lançado para um console 16 Bit. Nessa época, a porrada comia solta em alta velocidade.

Road Rash foi um clássico instantâneo. Nesse game de corrida de motos, você pilotava sua motoca voando baixo através de cinco circuitos clandestinos em cidades dos US and A. A visão do game era em 3ª pessoa e o seu objetivo era ficar entre as três primeiras posições pra arrumar grana para comprar motos mais turbinadas. À medida que se avançava no game ele ficava mais difícil, com percursos maiores e oponentes pé no saco. Pra completar, ainda tinha a polícia, que além de te dar umas porradas, podia te prender; e se você não tivesse grana para sair do xilindró, era Game Over! Meu véio.

Road Rash contou com um sistema inovador de sensibilidade para um game de corrida. Em jogos como Hang-On, Out Run e Pole Position os veículos permaneciam “estáticos” na horizontal, podendo ser manobrados somente para a direita e esquerda. Foi em Road Rash que tudo mudou.

O game contava com uma leve variação vertical de renderização que permitia que a moto subisse e descesse colinas voando alto. Além de contar com uma física, ainda que rudimentar para a época, que tornava as batidas em mega desastres. Quem nunca deu umas boas gargalhadas quando você batia de encontro a um carro ou animal parado na estrada? O personagem voava, literalmente, da moto e você quase podia “sentir” a sua dor. Era muita curtição no melhor estilo Jackass.

Outro fato interessante no game era o sistema de sinalização. As estradas eram salpicada de placas de trânsito informando sobre travessia de pedestres, cruzamentos e animais na pista. E era bom que você prestasse atenção, porque se você batesse nesses momentos e a policia te pegasse, as coisas iam ficar bem pretas pra você. Esses elementos foram pioneiros pra um game de corrida.

Mas o ponto forte mesmo do game eram as porradas. Foi por essa razão que o game se tornou tão popular: violência gratuita! Nada mais relaxante do que soltar o braço em cima dos seus adversários e vê-los rolando estrada a baixo em suas motos. O arsenal era o mais variado possível, desde socos e pontapés até nunchakos, pés-de-cabra, correntes e cacetetes. Tudo para garantir um maior nível de diversão e estrago nos seus oponentes :-D .

Mais uma vez a Electronics Arts inova num game e cria um clássico dos mais saudosistas. Por isso Road Rash merece a sexta posição.




7 Comentários:

Snake disse...

Muitissimas horas de dedicação sempre recompensado com um cg divertido após a conclusão das fases. Foi muito bom mas a versão do PS, com excessão a versão 3D que é fraquissima, o som e jogabilidade excelente.

Adriano Rezende disse...

Road Rash é um espetáculo de jogo!! Divertidíssimo !!!Sinto falta de uma versão para os consoles atuais!!!

Bruno disse...

Adriano disse bem: falta uma versão para os consoles atuais. Merecia um 'revival' em alto estilo, né? Com multiplayer online e tudo mais.
Ótimas observações quanto aos aspectos técnicos, Alba. Esses pontos merecem ser levados em conta, na hora de defender um jogo, porque apresentam os 'segredos' para o sucesso do projeto. Às vezes é o desenvolvimento de um novo motorzinho... Às vezes é a interface... E segue por aí.

Albatross disse...

me parece que existe um projeto aí obscuro de ressuscitar o road rash para alguns desses consoles novos. só ñ se sabe quando o projeto vai sair do papel, mas existe interesses. tomara que saia logo rsrsr
abraços a todos

Cledson disse...

ehhee
Muito bom! Esse jogo foi realmente bem divisor de águas. Me lembrava que era o máximo ver a estrada chegando la de longe, morros e etc.

Faltou só comentar da parte da trilha sonora que foi bem legal.

Eu e um amigo fizemos uma versãozinha com guitarras de uma das fases no youtube. Quem quiser espiar: http://www.youtube.com/watch?v=1hY3M-fwsE8

Alex disse...

É,esse merecia uma versão pros consoles de hoje...Road Rash,Kid Chameleon e Sonic 2 era(são) os jogos do mega que eu mais jogava e ainda jogo hahsahaha.

Magazine Games disse...

Nossa esse game é legal, lembro dos meus tempos de locadora, sempre que eu ia la tinha um doido jogando o 3 desse ou o do 3DO, eu viajava naqueles graficos