9 de junho de 2009

De Volta para o Passado - As Gamelocadoras



Salve galera! Cá estou eu para iniciar mais uma sessão aqui no blog, tudo para salientar cada vez mais a nostalgia e tentar resgatar algumas memórias de nós, retrogamers de carteirinha.

Você se lembra quando aquele videogame que marcou sua infância foi lançado? E aquele jogo que foi tão aguardado por você e por todos os gamemaníacos da época?? E aquelas famosas especulações que saiam nas revistas de games prevendo periféricos, jogos, etc e que nem sempre acabava sendo aquilo que eles previam mesmo!? Pois é! No "De volta para o passado", vamos tentar relembrar quais eram os sentimentos e as expectativas dos jogadores e revistas especializadas, quanto aos lançamentos do passado, no mundo dos games e fazer algumas comparações de como era antes e como é hoje; qual fim levou tal boato e algumas coisas a mais. Pois então, adentremos neste túnel.

Meados de 1991. O Super NES começava a aparecer no Brasil. Jogos como Super Mario World, F-Zero faziam brilhar os olhos de quem via as matérias de lançamentos nas revistas. Para o Mega Drive, Mickey Mouse aparecia com o jogasso "Fantasia". Fora o Nintendinho e Master System que apesar de já ultrapassados, ainda estavam na ativa com varios jogos sendo lançados.
Pois é, mas para muitos nessa época (a grande maioria talvez) um videogame era apenas um sonho, devido o alto preço dos aparelhos que eram importados. Muitos se atentavam nos famosos e eternos clones Dynavision e cia, mas os games de última geração (16 bits) já não tinham mais isso.
E foi devido á essa impossibilidade que acabaram surgindo as Gamelocadoras, muito famosas nos anos 90 e que hoje foram praticamente extintas pelas Lan Houses da vida.
Creio que todo retrogamer já passou por bons momentos, gastando várias horas (e muita grana também!) tentando terminar um jogo dentro de uma "game", sendo que por fim a alegria era muito maior devido a cérta famosidade que você adquiria no lugar ao ser o primeiro a fechar aquele jogo dificílimo que tinha acabado de chegar.
Puxa vida! Bons tempos aqueles!!!
Abaixo segue uma scan de uma matéria que a Revista Videogame fez sobre uma das primeiras gamelocadoras de São Paulo, a Famicom Plaza.
Um abraço e até a próxima!

4 Comentários:

Orakio "O Gagá" Rob disse...

Essa coisa de locadora era mesmo muito divertida. Lembro que às vezes a gente fazia plantão esperando um jogo chegar, porque os lançamentos eram disputadíssimos e estavam sempre alugados.

Quando saiu Mortal Kombat do SNES eu e um amigo ficávamos nos revezando na locadora. Um saía para almoçar, o outro ficava. No segundo dia, quando o cara chegou para devolver o jogo, a gente quase pulou em cima do sujeito :)

Adriano Rezende disse...

Hauhuha muito legal Orakio.
Eu me lembro de várias vezes em que eu e amigos, madrugavamos na frente da locadora. Chegavamos antes do cara abrir, pra jogar e pegavamos a TV maior e o melhor console heuheue
Me lembro também de um cara que caiu da cadeira assistindo um camarada jogar Resident Evil hauhaa
Passei muito tempo nessas locadoras, vi muita coisa legal, me diverti bastante...
Tenho saudades daquela época

Snake disse...

Muito matei aula de historia para ir para locadora com os colegas fazer campeonato de Street Fighter. Aqui em Porto Alegre, eu lembro que os mais jogados eram Top Gear, Street Fighter, Ghoust Goblins e o clássico Super Mario Word.

Magazine Games disse...

Locadoras, esse tempo era ótimo, vc sempre conhecia gente nova e trocava ideia de tudu... la foi onde eu conheci coisas que hj em dia é quase impossivel de se ver de perto que nem o neogeo, o jaguar, 3DO... sem contar os games classicos e raros