4 de julho de 2009

5ª POSIÇÃO: SONIC THE HEDGHOG

Salve! Salve! Retroamiguinhos!!


Depois de algum tempo ausente do blog retorno em Hi-Fi e turbinado. Agora estou com um pc decente e uma conexão mais decente ainda. Passei dos 46Kbps para 600Kbps!! É um bocado de velocidade, hein? ;-) Estou me sentindo com 10m de altura :-D

Mas não estou aqui para falar de mim e sim da continuação do SEGA Genesis TOP TEN. E por falar em turbinado, é com grande prazer que lhes trago em Quinto lugar, um dos mascotes mais queridos de todos os tempos para os videogames: Sonic!! O porco espinho azul mais rápido do planeta, que completou na terça-feira do dia 16 de junho, 18 aninhos. O que significa que ele ganhou a maioridade e já pode ser preso por excesso de velocidade.

Brincadeiras a parte, Sonic é um personagem que já nasceu grande, em carisma e atitude. Criado pelo Sonic Team da SEGA em 1991 ele foi responsável por derrubar, temporariamente, o reinado de Mario e trazer para a antiga empresa um novo mascote (cargo até então representado pelo orelhudo do planeta Aries, Alex Kidd).

Sonic foi um jogo de plataforma inovador para a época. Enquanto os demais jogos de plataforma seguiam a linha side-scrolling, o game do porco espinho apresentava uma dinâmica bem maior, com movimentos verticais e horizontais de tela, o que permitia uma exploração muito maior para cada fase, aumentando o fator replay, um personagem com movimentos super rápidos capazes de fazer o personagem andar, literalmente, pelas paredes e os famosos loops de 360º. Sim! Quero saber qual não foi o guri que não pirou o cabeção quando viu o Sonic correndo pelas paredes fazendo loops e não arregalou os olhos? :-D

Outro ponto forte do game era a sua interface, remontando à época dos jogos do atari, com apenas um botão de ação e o direcional (isso é que era interface foda!). O fator diversão do game era enorme, e as suas fases e músicas eram de uma singularidade só. Sonic contava com fases altamente detalhadas e coloridas, pixel por pixel, com uma trilha sonora maravilhosa criada por Masato Nakamura.

A história do game é super simples: Sonic percorre sete fases para tentar salvar o planeta do terrível Dr. "Eggman" Robotnik que havia roubado as sete esmeraldas do Caos e aprisionado seus amiguinhos dentro de máquinas para utilizá-los como forma de energia orgânica (alguma semelhança com o filme matrix?).

Sonic foi um bom exemplo do que se é capaz de fazer com uma idéia simples mas empolgante. Foi com ele que a Sega adquiriu status de companhia de games em liderança, tendo vendido milhares de cópias por todo o planeta e ganhando várias versões para diversos consoles. Por toda a importância que Sonic apresentou para a Sega e para nós, o porco espinho mais querido dos consoles merece a 5ª posição nesse top ten.

Abraços a todos.



5 Comentários:

|\| /\ |\| |) ( ) disse...

Gostei! Sonic é mt foda!
Uma bela troca de mascote (Alex Kidd não tava com nada!)

Ei eu indiquei voces pra um Meme la no meu blog ok? nao sei se vcs participam...

Cultura[In]Util

Albatross disse...

sonic é tão irado, que meu guri quando tinha apenas 3 anos vidrou no game e detonava direitinho a duas primeiras fases: green hill zone e marble zone. tudo isso foi possível devido a carisma do personagem e a interface simples do game.
abraços

Paulo Roberto Montanaro disse...

A interface é ótima, ainda que não seja tão simples assim, já que só com um pouco de manha é que dá pra sair girando e fazendo a festa com os adversários. Mas certamente Sonic tem muitas vantagens diante do seu maior concorrente, Mario. A velocidade, o estilo do personagem, sua atitude, o colorido, os inimigos... tudo muito bem estruturado e com um nível de dificuldade que não desanima... ao contrário, incentiva! O que realmente faltou foi um jogo maior, com mais fases e mais segredos escondidos. Tendo isso, certamente superaria Mario World.

Há braços
Paulo Montanaro
Pensando Imagem e Som

Magazine Games disse...

Pelo fato de eu não me acostumar com a jogabilidade de Sonic, nunca dei tamanha atenção à ele, cresci jogando muito Mario, ai ja viu né, o meu esquema é pular e não correr huahua, mas ele é ótimo mesmo assim

Anônimo disse...

cara, essa de dizer que o sonic agora pode ser preso por excesso de velocidade foi genial!!!