Aproveitando a onda mundial de revisitação/releitura dos retrogames (da qual orgulhosamente fazemos parte, aqui no GN), a Nintendo deu à luz, recentemente, dois rebentos bastante aguardados pelo público da WiiWare (loja de jogos independentes da rede do Wii): Gradius e Contra, irmãos com sobrenome ReBirth.
Os títulos foram propagandeados pela Konami, responsável pela publicação de ambos os jogos, como homenagens a essas duas franquias de grande sucesso em diversas plataformas. A proposta de "renascimento" é válida. As histórias incluem até a apresentação formal de figuras que nós, retrogamers de carteirinha, já conhecemos (Bill Rizer, em Contra, e a nave Vic Viper, em Gradius).
E há várias outras semelhanças entre esses irmãos.
Pontos positivos:
- Ambos são bastante desafiadores (no nível mais difícil chega a ser impossível, para alguns jogadores, render mais que a primeira fase);
- O gameplay é o mesmo do passado, mas tem variações interessantes. Em Contra, há os momentos de escalada, andar pendurado em mísseis (momentos inaugurados em Contra III: The Alien Wars, do SNES) e de reflexos rápidos. Gradius, por sua vez, demanda um pouco mais de estratégia do que nas versões 8 e 16 bits;
- Gráficos e sons modernos, feitos com tecnologia de hoje, mas com aquele clima de 8 bits que a gente adora.
- Contra e Gradius ReBirth são muito curtos. Dá pra liquidar cada um em menos de 30 minutos.
- Não superam os originais. Por mais que tenham caprichado nas homenagens via gameplay, gráficos, sons e histórias, foram limadas coisas essenciais de level design e gameplay, como as tradicionais fases com vista superior de Contra.
Site oficial de Gradius
Site da WiiWare
Abraços!
Game on!
1 Comentários:
Boa!! Quero jogá-los! Uma pena serem curtos!!!
Postar um comentário