2 de maio de 2009

Os Indicadores de Qualidade das Antigas Revistas de Videogame

Gráficos, carinhas, joysticks malucos, tabelas com números, coloridos, preto e branco, os indicadores de qualidade, desde os primórdios das revistas especializadas em games do nosso Brasil guaranil, já passaram pelos mais variados e criativos estilos. Ahh vai me dizer que você não sabe do que estou falando?? Sabe sim, só que precisa relembrar.
(Indicador da Revista Super Game Power-1996) 

Lembrou??? 
Pois é, indicadores como esse acima fizeram muita diferença na vida de muitos gamers na hora de comprar ou alugar um jogo recentemente lançado e que era testado pelos famosos "Pilotos" das antigas revistas de games. Porém eles nem sempre estavam de acordo com que o jogo realmente oferecia, pois era tudo uma questão do gosto de quem jogava, mas que mesmo assim ainda tinha sua serventia e (quase)todo mundo, por fim, acabava concordando com o gosto dos pilotos.
Cada revista tinha um tipo de indicador e conforme o tempo passava eles eram alterados. Mudavam as cores, os fatores a serem avaliados, design etc etc
Na maioria das revistas eles eram apenas uma tabela ou um simples gráfico, porém na Ação Games a coisa era diferente. A revista transitou pelos mais legais e criativos indicadores em seus primórdios, para os mais comuns gráficos e tabelas com o passar do tempo.
Abaixo você confere uma seleção com alguns dos mais marcantes indicadores na história das revistas de videogame.
Encontrado nas primeiras edições da Ação Games
Esse foi o segundo design de indicador da Ação Games
Mais uma vez Ação Games com sua enorme criatividade
Indicador da Progames(revista antecessora da Gamers)
Indicador da Gamers que tinha até a crítica do piloto
Finalizando com a revista gringa Gamepro
O dos controlinhos malucos é o que eu acho mais legal, porém confesso que esse da gamers com a crítica me ajudou muito (ou o melhor seria dizer: "fez muito a minha cabeça" ???)

5 Comentários:

Magazine Games disse...

Cara isso foi legal...acho que nunca ninguém penso em fazer uma matéria sobre isso, qualquer dia tenho interesse de me juntar ao grupo de vocês para ajudar em algo, no orkut tenho um projeto de scans de revistas, no momento estou focado somente nas Super Game Power's, mas tenho outras coleções que futuramente irei digitalizar... provavelmente vocês ja devem ter visto algumas das minhas scans, caso tenha, é você ir até as propiedades do arquivo e verá que está registrada com o meu Nick [Magazine Games]. Fora isso, o blog esta de parabens, adoro essas coisas antigas... numsou tão velho mas vivi um poco do tempo ótimo que era a decada de 90. Vlw

Ilber Mendes disse...

Boa cara. Apesar de ter nascido, vamos dizer assim, na geração playstation (1995), curto muito as coisas antigas. Jogo Atari, Snes, Nes, Megadrive e outros consoles da antiga geração (cheguei a jogar muito snes quando era pequeno). Muito boa a matéria, estou curtindo muito o blog, apesar de só ter conhecido três dias atrás (já tô até seguindo). Quem sabe um dia não entro para equipe. Parabéns mesmo.

P.A. disse...

lol

Eu só conhecia a das mãozinhas e a da crítica! Que pra mim, é mto boa! Pois é bem completa com as notas e uma breve crítica do piloto... xD

Anônimo disse...

Quando eu era moleque eu comprava todo tipo de revista gamer que estivesse nas bancas e essas tabelas me influenciaram e muito na hora de comprar um jogo. As vezes as tabelas e as imagens - muitas vezes eu comprava jogo que eu nem gostava, mas que tinha que ter so pq a galera dizia que era bacana hehehehe.

Muito boa a ideia de mostrar esse apanhado aqui. Bons tempos que não voltam mais!

Albatross disse...

Meu querido, vc foi buscar essa lá no fundo do baú. Excelente matéria, Adriano. Como diria o VideoShow: isso aconteceu há 17 anos, no túnel do tempo.

Abraços