5 de junho de 2009

10ª Posição: ALTERED BEAST

...Rise from your Grave!

Pois é... quem não se lembra dessa famosa frase? Esse não poderia faltar mesmo na minha lista dos dez mais clássicos. Pó, cara... fala sério? quem nunca jogou Altered Beast ou está em estado Criogênico ou não sabe ainda que existe um aparelho chamado videogame que permite com que a pessoa interaja virtualmente com a televisão.

Altered Beast já nasceu clássico! Era aquele jogo que você era obrigado a engolir porque o danado acompanhava o console. Todos, sem exceção, que compraram um Mega Drive tiveram que joga-lo! O game é que nem gripe: todo mundo já teve em algum momento da vida.

Altered Beast foi um conversão bem competente dos arcades para um console caseiro. O game trazia gráficos bem definidos, um sonzinho meia-boca e a história mais clichê que um game pode ter: mocinha indefesa é raptada por vilão e o herói sai numa jornada para salvá-la. Nesse game, Zeus, o cara mais fodasso do Olimpo, ressuscita um mero mortal (um Centurião Romano) e ordena-o que salve sua filha Atena, que havia sido raptada pelo terrível Nefer.

Bem, o game em si era bem simples, e fácil até. Eram cinco fases onde em cada uma delas o herói se transformava numa criatura diferente: um Lobisomem, um Dragão, um Tigre, um Urso e por último, um Lobisomem dourado. O mais bacana do game eram aquelas esferas espirituais que garantiam a metamorfose do nosso protagonista. O carinha mirrado que você começava jogando, logo se transformava num cara bombadão, culminando numa transformação animal! Literalmente. Na época eu vi muito neguinho enlouquecendo com aquelas cenas de transformação, inclusive eu. Aquelas cenas eram muito bacanas mesmo. E a do lobisomem, então... era foda d+.

Não só por ser o game que acompanhava o console que ele se tornou clássico, mas também pela originalidade na criação do protagonista. Vasculhando bem minha memória por games anteriores a Altered Beast, eu não consigo me lembrar de nenhum outro onde o herói se transformava numa fera muito invocada e saia distribuindo porrada em hordas de zumbis e monstros.

Pra sua época esse game cumpriu com seu papel: conseguiu impressionar a molecada e deixar uma lembrança saudável em nossos arquivos nostálgicos. Por isso, Altered Beast merece a décima posição.


7 Comentários:

José Augusto F° disse...

Realmente era um jogo legal. Veio com o meu Genesis, que trouxe dos EUA. Para quem estava acostumado com os gráficos do Master e NES, quando joguei a primeira vez, fiquei alucinado.

Albatross disse...

com certeza! altered beast foi um tapa na cara com aquelas cenas de transformação. a sensação era algo como jogar um game para essas novas plataformas.
abraços

Bruno disse...

Como foi dito no post anterior, é importante perceber que jogos se estabelecem como clássicos quando apresentam características marcantes e influentes. Altered Beast merece estar nesse TOP 10, com certeza!
O gênero "side scrolling - beat'em up" ganhou uma dinâmica muito instigante, com esse game, apesar do level design manter a fórmula do passado (vide Kung Fu Master).
Quanto à ambientação, não é à toa que, até hoje, continua se apostando na cultura clássica (greco-romana), para se fazer jogos caprichados. Vejam só o God of War.
Outra coisa que costuma ajudar muito é o fator pioneirismo. O Genesis foi lançado antes do Super Famicom e teve algum tempo para instalar a base sem muita briga.
Não dá pra negar que Altered Beast foi uma conversão competente e, também por isso, mereceu a base de gamers que o abraçou.
Vamos aos próximos da lista!

Albatross disse...

pois é, bruno. vc conseguiu entender o espírito do top ten sega genesis. tem tudo a ver com pioneirismo. portanto, nada mais coerente do que chamar esse pioneirismo de clacissismo e concatena-lo num top ten.
abraços, meu querido.

Magazine Games disse...

esse game é muito legal, eu lembro uma vez que joguei ele no nintendinho (sei que esse game é da Sega, mas joguei uma versão dele no NES) até hj ninguém acredita em mim huahuahua, mas fazer o que, azar é de quem num acredita rsrsrs... eu lembro que qunado vi esse game no mega e vi aquela frase "Rise from your Grave", como todo muleque besta que não entende nada de inglês eu gritei, "Vai senhor duende", e isso fico marcado para sempre para mim huhuaahuauha

Unknown disse...

Altered best foi um dos clássicos sim, me orgulho de ter jogado esse game no meu mega driva. E o grito do personagem é inesquecível.

Marcos disse...

Taí um game que nunca gostei 😞