8 de junho de 2009

7ª POSIÇÃO: FIFA INTERNATIONAL SOCCER

No natal de 1993 a Electronic Arts lança um game que redefiniu a maneira de se fazer jogos de futebol. Naquele ano nascia FIFA International Soccer para o nosso querido Mega Drive. Ou, para os mais íntimos, FIFA ’94.

Sim, redefiniu mesmo. Os games de futebol mais atuais como, International Superstar Soccer (já extinto) e a evolução do famosíssimo Winning Eleven (Pro Evolution Soccer) devem muito do seu design e conceito ao antigo FIFA ’94.

Foi em FIFA ’94 que os jogos de futebol ganharam vida. Antes a visão do campo com os jogadores ou era de cima ou da lateral e os jogos não passavam tanta emoção. Fazer gol era uma tarefa ou sem sal demais ou complicada demais, tornando a satisfação de fazer a rede balançar mais recompensadora por ter conseguido vencer todo aquele emaranhado de jogadores no meio do campo, do que pela “técnica” de se saber jogar.

A Electronic Arts foi quem inventou o sistema de câmera isométrica, que dava muito mais profundidade ao jogo, gráficos mais bem definidos, animações em telões quando se marcava um gol e um sistema muito bacana de torneios. Em FIFA era possível jogar com todos os times nacionais reconhecidos pela própria organização da FIFA, o que não só aumentava o fator replay do game, como elevava para um outro patamar a sensação de se jogar com um amigo. Muito bom mesmo! rsrs.

Esse game fez tanto sucesso que ele foi convertido para uma pá de consoles. Desde os portáteis até os mais avançados, como Sega CD e 3DO. E tome Replay!! Outra coisa engraçada e interessante no game, era a platéia. Freqüentemente, após alguns minutos de ter marcado um golaço daqueles, a platéia gritava repetidamente: É GOL!! REPLAY!! REPLAY NÃO DEU!! Aquilo realmente animava muito e empolgava a todos nós que estávamos ali na frente dos nossos consoles bancando o Romário ou o Bebeto. ...Bons tempos aqueles.

Por ter redefinido a forma de se fazer games de futebol para um console, FIFA ’94 merece com muito louvor a sétima posição nesse TOP TEN.





7 Comentários:

Bruno disse...

Excelente! Top top! Fifa 94 rendeu tardes e noites de jogatina animada com a moçada da rua. Rolavam altos 'campeonatos' e xingamentos sérios pro juiz. Haha! Mandou bem, compadre!

José Augusto F° disse...

Joguei muito o Fifa 94. A posição da câmera fazia toda a diferença. Mas era engraçado perceber alguns bugs, como jogar com o Brasil contra o Qatar, por exemplo. Chutava do meio do campo no meio do gol, e o goleiro pulava pra frente e levava o gol.

Adriano Rezende disse...

Eu fui conhecer melhor o FIFA já no PSX e no N64, no Super Nes pra mim era só o ISS. Mas sem dúvida ele foi um divisor de águas mesmo!!
Ta muito bom esse Top Ten! Parabéns

Snake disse...

Excelente, é o único fifa que realmente gostei, muitas horas no meu Sega CD.

Anônimo disse...

Foi o primeiro jogo de futebol que joguei na minha vida. Lembro até hoje quando meu primo o comprou e me chamou para jogar lá: "vem jogar futebol aqui em casa, é real demais!"

Eram horas e horas jogando essa paradinha. Até hoje eu lembro da excelente trilha sonora. Muito bom!

Magazine Games disse...

Mano, detesto futebol, huahuahua... mas sempre ouvia os comentários falando que esse era melhor do que o do SNES...

Olav Pedersen disse...

melhor jogo já criado