18 de maio de 2011

Light Pen: Jogatina Touchscreen há mais de vinte anos, antes do Nintendo DS


Se você acha que o Nintendo DS foi o primeiro videogame a utilizar a tecnologia com a tela touchscreen, errou ! O Vectrex com seu LightPen foi o primeiro e (pasmem) no ano de 1982.

Em 1982, a GCE (General Consumer Electric) lançou o Vectrex, um videogame de 8 bits da segunda geração. O Vectrex se diferenciava dos outros videogames comuns por possuir seu próprio monitor (pré-integrado)de tela monocromática, qual contava com gráficos vetoriais. Mas, apesar de seu tamanho desajeitado e seus simples gráficos em linha, o Vectrex levou uma grande vantagem sobre todos os outros consoles de sua época (e muitos outros depois dele): Ele foi o primeiro a apresentar jogabilidade sensível ao toque, graças ao Light Pen.


A quantidade de jogos que foram lançados para o Light Pen no seu lançamento, foi um tanto limitada: Havia um jogo de desenhar, um de animação e um jogo de música que permitia escrever e tocar as notas na tela -- basicamente, as mesmas coisas que fazem a metade dos jogos para o DS =D . Havia também um jogo demo mais emocionante chamado Mail Plane que o objetivo era, com a Light Pen, ligar uns pontos em um mapa e depois carregar o avião. Então com o controle 2 vc pilotava o avião e voava para os outros pontos no mapa.


Todos esses jogos mostraram o potencial que o Light Pen tinha e o que poderia ser feito com aquela tecnologia. Mas, infelizmente o Vectrex foi uma das vítimas da grande crise dos Videogames de 1983, o que impossibilitou o lançamento de jogos de outros gêneros utilizando a tela sensível ao toque. Muitos gamers provavelmente nunca ouviram falar disso.


Então, o destaque mais inovador do Nintendo DS, na verdade, não foi tão original assim, mas pelo menos levou a empresa na direção de algo que realmente foi: os controles de movimento do Wii. Certo ?
Errado meu caro gafanhoto! Mas esse já é um assunto para um próximo post!
Até lá!

fontes:
cracked.com
wikipedia

4 Comentários:

Albatross disse...

fiquei surpreso com essa. e percebo q a big N ñ é nada boba. ela sabe exatamente o que produto lançar e quando deve ser lançado. a prova disso tudo é o próprio gameboy. enquanto as outras empresas, como a SEGA se apressavam em lançar portáteis coloridos, a nintendo tava lá, quietinha, com o seu monocromático. evoluindo ele de acordo com a capacidade de consumo do mercado; nunca adiante dele. isso é q é sabedoria oriental rsrs

leandro moraes disse...

Na verdade nem é sabedoria. É oportunismo no negócio (nada para o lado ruim), para que a nintendo lançaria um videogame com tela colorida (o que gera altos custos: tanto para produzir quanto para inventar) se o dela preto e branco vendia horrores e já estava bem estabelecido?

Vai se levando até começar a dar prejuízo.

se a nintendo fosse tão esperta assim ela não teria lançado o nintendo 64 em cartucho.

leandro moraes disse...

Ah! e se há uma coisa para bater palmas, é para os pioneiros. Esses sim criam, inventam para nós. Os outros só copiam. Se não houvessem os pioneiros...

uma pena que essa tecnologia ficou esquecida e não foi usada nos 8 bits.

DB disse...

LightPen e Tela sensível ao toque são coisas diferentes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caneta_%C3%B3ptica